Museu Zer0

Apresentação
Partindo da iniciativa do Instituto Lusíada de Cultura-ILC, associação sem fins lucrativos fundada em 1982 e declarada de utilidade pública em 1991, decorrem as obras necessárias à criação de um Museu dedicado às artes digitais, reabilitando uma parte significativa das instalações da Cooperativa Agrícola em Santa Catarina da Fonte do Bispo.
O Conceito principal em que assentará este Museu será a criação de um lugar de representação física de obras de arte de carácter digital. Essa materialização passará pela partilha (das obras ao público), mas também pela hospitalidade (acolhimento dos artistas residentes).
O grande desafio, e aposta, parte exatamente do contexto onde se fará esta intervenção (instalações industriais abandonadas, num território ainda sobretudo agrícola, em vias de desertificação, mas onde permanecem vivos extraordinários aspetos e valores da etnografia, cultura e património algarvios) e da ambição de o transformar num centro dedicado à produção artística que projetará o Algarve e Portugal a nível internacional.
Os nossos parceiros são, desde as entidades públicas e associativas de maior relevância para as artes digitais, a nível nacional e internacional, mas sobretudo as parcerias que estamos a estabelecer junto dos museus já hoje existentes a nível europeu.
O Museu Zero assentará também de uma forma muito singular no território onde será instalado. Antes de mais, pela sua localização no conjunto agrícola dos silos, que se destaca incontornavelmente como landmark.
Documentos do Museu Zer0
Documento fundador
Onde começámos
N0 1NIC10 ERA 0 ALEPH.
N0 F1M HAVERÁ 0 ZER0.
N0 ME10 ESTÁ A ARTE.
0NDE SE ENC0NTRA 0 CENTR0?
Apresentação
Quem somos
Conheça o nosso Conceito de partida, os Desafios a que nos propusemos, e os principais passos dados até aos dias de hoje.
Manifesto artístico
Em que acreditamos
Traçámos já um conjunto de princípios de natureza artística, os quais gostaremos que conheça e comente.
Patronos

Fundação EDP
A Fundação EDP assume como sua missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de iniciativas sociais, culturais e científicas, beneficiando o Museu Zer0 do facto de ser a entidade gestora do MAAT, com o qual temos uma relação privilegiada de trabalho.

Fundação Amélia da Silva de Mello
A Fundação Amélia da Silva de Mello visa genericamente fins de educação e assistência, nomeadamente, através da atribuição de subsídios a pessoas, a centros ou a institutos de investigação científica aplicada à indústria, ao progresso das ciências médicas e humanas ou montar e sustentar esses centros ou institutos, e a atribuição bolsas de estudo a favor de candidatos, com méritos escolares assinaláveis e carência de recursos materiais.

Fundação Oriente
A Fundação Oriente, constituída em 18 de Março de 1988, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica e sem fins lucrativos. A 15 de março de 2018, foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique. A Fundação tem sede em Lisboa e delegações na Região Administrativa Especial de Macau, na Índia e em Timor-Leste.