Uma das grandes apostas do Museu Zer0 passa pela sensibilização para a arte digital, através de atividades práticas e palestras com artistas de arte digital, workshops ou seminários em agrupamentos de escolas e associações culturais do Algarve.
Uma conversa com artistas ligados à arte digital. Os alunos podem assim ficar a conhecer, na primeira pessoa, o seu trabalho, sendo sublinhada a utilização de processos do domínio do digital. À conversa com a arte digital tem tido a participação de Henrique Vieira Ribeiro, Miguel Neto, André Sier, Rodrigo Gomes, D1g1t0_indivíduo coletivo, Rudolfo Quintas, Miguel Carvalhais e Pedro Tudela como artistas convidados.
Os alunos ficarão a conhecer um pouco da história deste género da arte contemporânea e o que a define.
(com José Jesus)
Curso de introdução de pintura digital com recurso ao software Krita. O objetivo deste curso consiste na aprendizagem de elementos gráficos e princípios básicos da pintura digital, incentivando os alunos a desenvolver competências artísticas através de exercícios práticos utilizando as técnicas mais usadas pelos profissionais da indústria.
(Com Flymoustache)
Este atelier tem como objetivo dar a conhecer a técnica de animação stop motion e os seus princípios, ajudando os alunos a produzir uma pequena animação.
(com Ricardo Pedro, Hélder Gonçalves e Flymoustache)
O atelier de Introdução à Fotografia procura dar a conhecer os segredos técnicos da câmara, assim como dar a conhecer uma nova perspetiva da imagem.
(com Bruno Hilário)
O atelier de Iniciação à animação pretende introduzir aos princípios de animação 2D e dar a conhecer os seus princípios, levando os alunos a produzir uma pequena animação.
(com Ricardo Pedro e Flymoustache)
Este é um atelier de consciencialização e experimentação em torno do som, com a criação coletiva de um objeto sonoro. Aborda novas tecnologias, acústica, o som e o espaço de forma prática e lúdica.
(com Miguel Neto, Rodrigo Gomes, José Jesus, Vasco Fortes, Teresa Silva, Mateus Verde e Nuno Murta)
Atelier que permite uma abordagem prática à aprendizagem ao software Blender, permitindo aos estudantes ganhar experiência prática na sua utilização. Isto pode ajudá-los a desenvolver uma gama de competências que são relevantes para muitos campos diferentes, tais como modelagem 3D, animação, e efeitos visuais.
(com Bernardo Reis)
O Museu Zer0 tem vindo a procurar sensibilizar e desenvolver parcerias com os estabelecimentos de ensino da região, desde a Universidade do Algarve até aos Agrupamentos Escolares, para que se promovam práticas de estímulo ao cruzamento e complementaridades inter e transdisciplinares em todas as áreas educativas incluídas no conceito STEAM.
STEAM é uma metodologia que procura combinar as matérias das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, nas práticas do ensino, método que se liga perfeitamente com as nossas apostas para que, em qualquer disciplina seja muito importante que se favoreça a sensibilidade para as artes e a cultura, e muito em particular nestas que servem perfeitamente para a formação de professores e alunos, no domínio das ferramentas de suporte à criação artística em arte digital.
Tendo já tido uma experiência enriquecedora e com resultados muito interessantes, de contributo para a incorporação da arte digital nas técnicas de ensino de disciplinas do ensino secundário, pelo nosso envolvimento num projeto Erasmus+, o Museu Zer0 procura novas parcerias, para levar as artes e a cultura como parte integrante das práticas de ensino transdisciplinares, procurando também aprender com outros métodos de ensino ao nível europeu.
A exemplo de iniciativas conjuntas já realizadas com o Cineclube de Faro, o LAC, a associação República 14 e a Casa do Povo de Moncarapacho, o Museu Zer0 aposta na programação e realização de iniciativas conjuntas com o leque mais diversificado possível de entidades, ao nível regional.
Descubra a Arte Digital
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