Francisca Rocha Gonçalves + Christian Dimpker em Residência Artística

Oficina Viva: Artistas em Residência

Francisca Rocha Gonçalves e Christian Dimpker são uma dupla interdisciplinar que funde as fronteiras entre composição visual, arte sonora e investigação ecológica. Francisca, investigadora interdisciplinar com formação em ciências biológicas e meios digitais, explora paisagens sonoras subaquáticas e o impacto do ruído antropogénico nos ecossistemas aquáticos, traduzindo a investigação científica em experiências artísticas imersivas. Christian, compositor e teórico de arte com doutoramento em Musicologia e Composição, é conhecido pelos seus sistemas de notação inovadores e pelo seu vasto conjunto de obras, que vão desde composições instrumentais e eletroacústicas até partituras para ballets de luz, vídeo e performance.

Juntos, colaboram na intersecção das práticas visuais e composicionais de Christian e da abordagem ecológica e artístico-científica de Francisca, criando performances e instalações que promovem novos diálogos entre os seres humanos, a tecnologia e o mundo natural. Colaboraram em concertos em locais como a Schwartzsche Villa, Kunsthaus KuLe, ACUD em Berlim, TONALi Saal em Hamburgo e performances audiovisuais na Fundação Calouste Gulbenkian e Oeiras Valley Science em Lisboa.

Durante esta semana de residência artística no Museu Zer0, focamo-nos nas ecologias subaquáticas da Ria Formosa, explorando os distritos de Faro, Tavira e Olhão, e a Ilha da Culatra. Através de gravações sonoras e documentação em vídeo, conversas com cientistas locais, pescadores, ONGs ativas na Ria Formosa, percebemos as dinâmicas e vivências da região. Aprendemos sobre a história da Cooperativa Agrícola de Produtores de Azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo, e dos vestígios da sua atividade passada através dos equipamentos que permaneceram como narradores silenciosos. Esta residência servirá de base para um trabalho audiovisual específico para o local, combinando as narrativas ecológicas, sociais e históricas da Ria Formosa.

Informação:

Partilhar:

Museu Zer0

Subscreva a nossa Newsletter

Descubra a Arte Digital