O Museu Zer0 apresenta o seu programa para o Verão em Tavira 2022.
De 23 de julho a 15 de agosto, na Ermida de São Roque, estará patente a obra MOIRA, de D1g1t0_indivíduo coletivo.
MOIRA é uma instalação mixed media que convida a uma releitura criativa da lenda da Moura Encantada, que constitui parte do património cultural imaterial português e, em particular, da região algarvia. Dando sentido à expressão “quem conta um conto, acrescenta um ponto”, colocam-se em jogo processos de (re)construção de memória, individual e coletiva. Para tal, d1g1t0_indivíduo coletivo propõe-se explorar o efeito de presença que se produz na e através da voz, por meio das suas manifestações de rarefação, interrupção e aparição.
Dando corpo ao trabalho de campo recentemente realizado na região de Tavira, nomeadamente com grupo de bordadeiras da aldeia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, diferentes relatos da lenda são, por um lado, colocados em diálogo com a obra poética emergente e, por outro, abertas à sua (re)interpretação pelo público, convidando-o a sobrepor a sua própria voz ao conjunto de registos que compõem o arquivo sonoro recolhido durante esta etapa processual e aqui expostos.
De 17 de agosto a 30 de setembro, também na Ermida de São Roque, apresentamos a videoarte Mapa Zero, do artista Nuno Lacerda.
Tendo vindo a convite do Museu Zer0 conhecer Santa Catarina da Fonte do Bispo e a sua área circundante, com interesse em captar a paisagem e o território, a fauna, a flora e património construído, o artista produziu uma videoarte a nosso pedido.