O Museu Zer0 apresenta a exposição Ovelhas à Solta – Maestras do Carrilhão, de 17 de julho a 13 de agosto.
Ovelhas à solta – maestras do carrilhão é uma peça audiovisual interativa de linguagem transmédia composta por um carrilhão vertical de campainhas/chocalhos, tocado pelas sombras digitais do público.
Esta instalação permite tocar um instrumento ativado pela interação do público sobre telas de burel. Aquele é capturado por um sensor, a informação processada por uma unidade de computação é projetada sobre o carrilhão, o qual responde ao movimento acionando individualmente cada campanha/chocalho varrida pela imagem.
Os carrilhões estão estrategicamente distribuídos pela Ermida de modo a promover vários ambientes de imersão interativa, dois na nave principal e um na capela-mor.
Esta instalação faz o elo entre o passado (aqui representado pela antiga igreja, as campainhas e os chocalhos) e o futuro (através da arte tecnológica), onde o público simboliza o presente, pela sua presença inequívoca que interage com o carrilhão.
A peça possibilita tanto a experiência individual na capela-mor, quer as experiências coletivas na nave principal, uma correlação poética à utilização da Ermida no passado, onde as pessoas poderiam recolher-se em silêncio, sós, ou participar em comunhão de grupo nas missas.