Objetivos
- Ativar o Centro Magalhães, de suporte às ICC’s
- Detetar, selecionar a apoiar empreendedores em Arte Digital, e serviços de suporte
- Estimular e desenvolver o trabalho em rede a nível regional e inter-regional
- Organizar Eventos transfronteiriços
Apresentação
Projeto transfronteiriço, envolvendo também a região do Alentejo, e apoiado pelo programa POCTEP, visa promover o desenvolvimento das iniciativas criativas e empreendedoras, na área da Cultura.
No Museu Zer0 será criado um dos seus Centros, através do qual se estimulará o aparecimento de projetos de criação artística e serviços de suporte à arte digital na região algarvia. Nesse espaço virão a ser acolhidas iniciativas empreendedoras, as quais beneficiarão de áreas de acolhimento e incubação, dotadas de equipamento de criação e apresentação artística.
O Museu Zer0 prestará ainda assessoria técnica especializada, e realizará diversas atividades de apresentação desses projetos, bem como de cooperação inter-regional e transfronteiriça.
O Museu Zer0 será também, deste modo, um espaço de criação, apresentação e intercâmbio de conhecimentos, competências e processos criativos, especialmente desenhados para o aparecimento de novas empresas, assentes na cooperação transfronteiriça.
Através de um relacionamento muito próximo com empresas algarvias da área das tecnologias da informação, e associações culturais, o ILC-Museu Zer0 promoverá contactos próximos dessas entidades com os artistas e empreendedores apoiados no domínio das áreas criativas digitais, de modo a suscitar cruzamentos de oportunidades, tanto no uso das novas tecnologias na produção artística, como na criação de soluções de conteúdos e outros sub-projetos.
Como consta do seu plano de trabalhos e orçamento, o ILC-Museu Zero contará com o apoio de especialistas em mentoring e incentivo ao empreendedorismo nas industrias culturais e criativas, não só para um apoio individualizado, mas também na criação de oportunidades de colaboração ao nível regional e transfronteiriço.
Essas assessorias serão tanto de âmbito curatorial ( incentivo e apoio à criação artística) como na formulação de cenários empresariais futuros para os artistas, criadores e tecnólogos, incentivandoos à formulação de cenários de sua sustentabilidade futura no mercado da arte contemporânea.
Serão, portanto, também organizados pelo ILC-Museu Zer0 workshops e seminários formativos, especialmente dedicados a artistas e criativos, em especial nas áreas de competência ligadas à arte contemporânea digital, participando de forma ativa nas mostras, feiras e congressos que forem organizados pelos restantes parceiros, por forma a ligar as iniciativas criativas e empreendedoras dos artistas em arte digital com outras empresas, marchants e público em geral.
Para tal, acolherá, sempre que for possível e se enquadre nos domínios da arte digital, investigadores, artistas, criativos e produtores em arte digital, colocando ainda à disposição dos restantes parceiros do projeto Magalhães os seus contactos, tanto em Portugal como na região Andaluza.