O Museu Zer0 afirma-se como uma oficina viva de arte digital, onde comunidade, criação, investigação e inovação se cruzam. Através das residências artísticas, investigadores e artistas desenvolvem projetos inéditos em diálogo com o espaço, o tempo, o território, as comunidades e os desafios da contemporaneidade.
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Mathieu Le Sourd, also known as MAOTIK, is a French digital artist with a focus on creating immersive environments, interactive installations and audiovisual performances which play at the intersection of art, science, and technology.
The artist studied Digital Media Production at the London College of Communication in London and holds a Master’s Degree in Digital Arts from Pompeu Fabra University in Barcelona. MAOTIK creates immersive environments using custom-designed softwares that transform perceptions of reality in real time. His approach to generative art is defined by the fluid motion of images and their seamless integration into immersive spaces. His work is inspired by nature, abstracting its essence through audiovisual sculptures based on randomness, creating unique experiences each time. He frequently involves audiences in his work, pushing the boundaries of perception with generative art, sound, algorithms, and data to envelop viewers in a fully immersive artistic experience.
His work has been presented at international festivals and institutions worldwide, including Mutek, Sonar, Oi Futuro in Rio, Art Basel, Frieze London, FIAC Paris, Signal Festival in Prague, British Film Institute in London, ARS Electronica in Linz, Miraikan Science Museum in Tokyo, B39 in Seoul, Funkhaus in Berlin, La Biennale in Venice, Fondation Serralves, W1 Curates, CCCB and Philharmonie in Paris.
A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projectos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares.
Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, atividades pedagógicas e publicações. Esteve presente em cerca de 20 países europeus, bem como em geografias tão distantes quanto os Estados Unidos, Líbano, Japão, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Chile, Uruguai e Curdistão Iraquiano. Das suas criações destacam-se os projectos Phonambient, INsono, Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional, Phonopticon e Máquina Magnética.
Em Portugal, a Sonoscopia é parceira de entidades como a Fábrica das Artes/CCB, o Teatro Nacional São João, a Fundação de Serralves, o Cine‑Teatro Louletano, o GNRation e o Teatro de Ferro. Dispõe ainda de um espaço localizado no Porto, com pequenos estúdios equipados e preparados para a concepção e produção de trabalhos criativos e científicos, residências e apresentações informais, tendo acolhido centenas de artistas de todo o mundo. A Sonoscopia é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.
Lisbon, 1981, of Portuguese and Angolan descent.
BA Fine Arts, Central St. Martins College of Art & Design (London 2004), MA Visual Anthropology, FCSH – UNL (Lisbon 2012).
Winner of the Sonae Media Art Award in 2015.
Grants include Artist in Residence at the Künstlerhaus Bethanien International Studio Programme (Berlin, 2016).
Macedo’s first film “Seems So Long Ago, Nancy” 2012 (shot at Tate Britain and Tate Modern) was awarded the SAW Film Prize by the American Anthropological Association (2014) and screenings include International Film Festivals, Tate Britain and the Stedelijk Museum Bureau Video Programme in Amsterdam (2012).
Selected exhibitions at MAAT, Calouste Gulbenkian Foundation, ZDB Gallery, Jeju Biennial of Contemporary Art, Iwalewahaus, Fundacion DIDAC, Gnration, CAV-Centro de Artes Visuais, Appleton Square, Lisbon Architecture Triennial, Culturgest, MNAC- National Museum of Contemporary Art, Kunstraum Botschaft Berlin, Künstlerhaus Bethanien, Tegenboschvanvreden, Nuno Centeno and Carlos Carvalho Gallery, Ano Zero Biennial, Paris Photo, Photo Basel, Arco Madrid.
Enquanto músico tem desenvolvido trabalho a solo e como membro de múltiplos projetos tendo participado, até à data, em 60 edições discográficas. É elemento fundador da banda peixe : avião, mentor dos projectos The Astroboy e Landforms, membro do coletivo La La La Ressonance e do duo Palmer Eldritch. Mantém, desde 2014, um duo com a pianista Joana Gama com o qual colaborou com Ricardo Jacinto, José Alberto Gomes, Drumming GP, Orquestra Metropolitana e a Orquestra de Guimarães.
Em 2018 desenvolveu o projeto “Speaking of Chance”, explorando aleatoriedade controlada em sistemas de síntese modular juntamente com André Gonçalves e Lloyd Cole. Colaborou com Rodrigo Leão na composição, interpretação e produção do trabalho Cérebro: Mais Vasto que o Céu, encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian e com Maria João, na produção do disco “Abundância”.
O âmbito do seu trabalho alarga-se à composição de música para teatro, dança, cinema, vídeo e instalações sendo de destacar o filme Mahjong de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, apresentado nos Festivais de Cannes e Locarno, a exposição Porto Poetic, de homenagem aos arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura, na Triennale di Milano, e as peças “Os Três Irmãos” e “Corpo Clandestino” de Victor Hugo Pontes.
Ao longo de 3 dias, desenvolvi uma residência artística para finalização da peça Dispositivo Aural #2, encomendada pelo Museu Zer0. Durante este período, foi testada a implementação desta obra generativa no local, bem como a forma como ela se deixará influenciar pelo ecossistema aural de Santa Catarina de Fonte do Bispo e pelas ressonâncias acústicas do Museu Zer0.
Francisca Rocha Gonçalves e Christian Dimpker são uma dupla interdisciplinar que funde as fronteiras entre composição visual, arte sonora e investigação ecológica. Francisca, investigadora interdisciplinar com formação em ciências biológicas e meios digitais, explora paisagens sonoras subaquáticas e o impacto do ruído antropogénico nos ecossistemas aquáticos, traduzindo a investigação científica em experiências artísticas imersivas. Christian, compositor e teórico de arte com doutoramento em Musicologia e Composição, é conhecido pelos seus sistemas de notação inovadores e pelo seu vasto conjunto de obras, que vão desde composições instrumentais e eletroacústicas até partituras para ballets de luz, vídeo e performance.
Juntos, colaboram na intersecção das práticas visuais e composicionais de Christian e da abordagem ecológica e artístico-científica de Francisca, criando performances e instalações que promovem novos diálogos entre os seres humanos, a tecnologia e o mundo natural. Colaboraram em concertos em locais como a Schwartzsche Villa, Kunsthaus KuLe, ACUD em Berlim, TONALi Saal em Hamburgo e performances audiovisuais na Fundação Calouste Gulbenkian e Oeiras Valley Science em Lisboa.
Durante esta semana de residência artística no Museu Zer0, focamo-nos nas ecologias subaquáticas da Ria Formosa, explorando os distritos de Faro, Tavira e Olhão, e a Ilha da Culatra. Através de gravações sonoras e documentação em vídeo, conversas com cientistas locais, pescadores, ONGs ativas na Ria Formosa, percebemos as dinâmicas e vivências da região. Aprendemos sobre a história da Cooperativa Agrícola de Produtores de Azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo, e dos vestígios da sua atividade passada através dos equipamentos que permaneceram como narradores silenciosos. Esta residência servirá de base para um trabalho audiovisual específico para o local, combinando as narrativas ecológicas, sociais e históricas da Ria Formosa.
As Summer Sessions são residências internacionais de curta duração em arte e tecnologia para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências.
A residência Summer Sessions 2025 inicia a 18 de agosto e contará com a participação das artistas Emily Ghazal e Rosa Zangenberg
O Museu Zer0 participou na residência artística Summer Sessions, organizada pelo V2_, de Roterdão.
As Summer Sessions são residências internacionais de curta duração em arte e tecnologia para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências.
A residência Summer Sessions decorreu de 18 de julho a 15 de setembro de 2022 e o artista apoiado foi o David Bastos.
Em 2019 e 2020, o Museu Zer0 associou-se ao Centro para Arte e Tecnologia V2_ Lab for the Unstable Media, num programa de residência conjunta para incentivar projetos de arte que respondam aos desafios ecológicos, desafiando o uso de suportes, ideias e mensagens promotoras do desenvolvimento sustentável.
A 1ª e 2ª edições desse programa decorreram durante uma semana no V2_, em Roterdão e terminaram em Tavira, com a produção de quatro obras, produzidas pelos artistas selecionados.
O artista norte-americano Gary Hill, considerado um dos fundadores da vídeo-arte, realizou uma residência artística em Tavira em 2018, onde preparou a sua obra Linguistic Spill in the Boiler Hall, patente no Maat de 17 de Maio a 17 de Setembro de 2018.
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