O Conceito principal em que assenta este Museu será a criação de um lugar dedicado à criação, apresentação, divulgação, valorização e acompanhamento da arte.
O grande desafio, e aposta, parte exatamente do contexto onde se fará esta intervenção ( instalações industriais abandonadas, num território ainda sobretudo agrícola, mas onde permanecem vivos extraordinários aspetos e valores da etnografia, cultura e património algarvios) e da ambição de o transformar num centro dedicado à produção artística que projetará Portugal a nível internacional.
A sua instalação passará pela apresentação (das obras ao público), mas também pela hospitalidade (acolhimento de artistas residentes para a criação artística), no intuito de captação de visitantes e turistas, ao Museu Zer0 e à região, funcionando como um novo elemento de visibilidade internacional de Portugal, nas vertentes artística e cultural contemporânea.
Os nossos principais objetivos são, portanto, criar um equipamento que, simultaneamente, seja capaz de se afirmar a nível internacional pela qualidade das obras que aqui serão produzidas e apresentadas, e que as mesmas consigam estabelecer uma ligação com os valores paisagísticos, culturais, etnográficos e artísticos, da terra algarvia.
Contamos com 4 salas dedicadas a exposições temporárias (700m2) e 2 espaços exteriores (300m2) para eventos, para os quais serão programadas anualmente as nossas iniciativas próprias e de acolhimento de projetos artísticos, em coprodução com os nossos parceiros nacionais e internacionais.
Iremos dedicar muito do nosso espaço e recursos para as atividades de incentivo, apoio e tutoria ao aparecimento de novos talentos em arte digital, bem como de outros criativos que com eles estabeleçam parcerias de trabalho nas áreas mais tecnológicas. Será aqui que funcionará o Centro Magalhães, dedicado também à cooperação inter-regional e transfronteiriça, incluindo-se outros profissionais das indústrias culturais e criativas, numa área aproximada de 500m2.
Para além de todo o trabalho anualmente realizado nos estabelecimentos de ensino da região, beneficiando do apoio das 16 autarquias algarvias, acolheremos regularmente visitas de escolas e de outros grupos de visitantes, a quem serão oferecidas informações e atividades de sensibilização e educação para as artes digitais.
O Museu Zer0 contará com um espaço próprio e independente, para acolhimento de artistas e criativos em residência, dispondo para tal de 3 quartos duplos e de um espaço comum de trabalho, num total de 150m2.
Visando contribuir para a construção de redes de conhecimento e trabalho em arte digital, entre as diversas Universidades e instituições de ensino superior, dedicaremos também um espaço próprio para o acolhimento de professores e investigadores de nível universitário, quer para trabalhos científicos como para projetos de criação artística.
N0 1nic10 era 0 aleph. N0 f1m haverá 0 zer0. N0 me10 está a arte. 0nde se enc0ntra 0 centr0?
Conheça o nosso Conceito de partida, os desafios a que nos propusemos, e os principais passos dados até aos dias de hoje.
Traçámos já um conjunto de princípios de natureza artística, os quais gostaremos que conheça e comente.
Descubra a Arte Digital
Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, concorda com o uso de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.