Museu Zer0 @ Verão em Tavira 2021

Julho

Evento Museu Zer0 @ Verão em Tavira 2021

S(o)al, de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela
O sal é um elemento marcante em Tavira, intimamente ligado à sua história, cultura, economia e à dieta mediterrânica, bem como às suas paisagens visual e sonora. Esta peça, partindo de uma encomenda do Museu Zer0 aos artistas Miguel Carvalhais e Pedro Tudela e criada especificamente para a Ermida de São Roque explora elementos da geofonia e antropofonia do sal — os sons da sua génese, produção e uso — e recorre ao próprio sal, enquanto elemento visual, plástico e escultórico, para a construção de um espaço imersivo. Ocupando a Ermida de São Roque durante um mês, esta peça desafia os seus visitantes a desenvolver uma exploração espacial e sonora prolongada e a descobrir relações formais e sonoras entre os elementos da peça, o espaço da igreja, a cidade, o território, e os próprios visitantes.
Biografia dos artistas:
Pedro Tudela e Miguel Carvalhais colaboram como @c desde 2000, tendo produzido uma longa lista de performances e edições e colaborado regularmente com outros artistas e coletivos. O seu trabalho desenvolve-se também na área da arte sonora, tendo desenvolvido várias instalações numa prática que complementa e expande um trabalho marcado pelo experimentalismo radical. Em 2003 Carvalhais e Tudela fundaram a Crónica, uma editora dedicada à música experimental e à arte sonora, que dirigem desde então.
Música de Luis Conceição sobre imagem digital
Numa exploração entre a arte analógica e arte digital, em contexto de espaço religioso, o Museu Zer0 apresenta uma performance ao vivo do pianista Luis Conceição, tendo como fundo imagem digital, num ecrã onde se projetam as próprias histórias que inspiraram o músico a produzir as suas obras. São apresentadas 4 obras musicais do pianista, uma das quais criada especificamente para o Museu Zer0, e em estreia neste momento – Movimento, Aliança Submersa, Reflexos e Caminhada. Desde a reflexão de movimento dos seres e do mundo e da inevitabilidade da sua ação, até uma caminhada numa praia, passando por uma aliança perdida no fundo do mar ou a ideia de sons que se refletem entre si como espelhos, convidamos-vos a ouvir atentamente estas obras, acompanhadas da imagem animada, num formato inédito na cidade de Tavira. Depois de termos a oportunidade de ver uma sua primeira performance deste pianista ao vivo, nos Claustros do Convento do Carmo a 18 de agosto, e outras apresentações ao vivo, em data a anunciar, na própria Ermida, os visitantes poderão desfrutar da música e imagem digital, até 17 de setembro.
Biografias dos artistas:
    Luís Conceição nasceu a 3 de Junho de 1974, tendo iniciado os estudos musicais com a idade de 5 anos no Conservatório Regional do Algarve, onde viria a concluir o Curso Geral de Piano. Ingressou de seguida na Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Musicais, posteriormente licenciou-se em Piano, na Universidade de Évora e é Mestre em Ensino da Música pelo ISEIT. Trabalhou como pianista acompanhador, Professor de Piano e de História da Cultura e das Artes em diversos conservatórios nacionais. É atualmente professor de Piano e de História da Cultura e das Artes na Academia de Música de Tavira. Enquanto Pianista e Compositor, já se apresentou em inúmeras salas nacionais e internacionais, quer a solo, quer integrado em formações de câmara, coros e orquestras. A atividade profissional da composição, inicia-se em 1993, tendo composto até à data mais de 400 obras. O seu estilo de linguagem é essencialmente a de fusão, apresentando afinidades com a Música Étnica, Jazz e Música Erudita. Lidera atualmente vários projetos musicais.
A Flow Productions tem como objetivo criar soluções criativas em diversas áreas de atuação. A sua especialização foca-se nas áreas da Animação e Produção de Vídeo. Mas para além destas áreas fornecem também serviços nas áreas de Fotografia e Design.

14 de julho a 15 de agosto

Exposição S(o)al de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela
NA ERMIDA DE SÃO ROQUE EM TAVIRA.

17 de agosto a 17 de setembro

Música de Luis Conceição sobre imagem digital
NA ERMIDA DE SÃO ROQUE, CLAUSTROS DA IGREJA DO CARMO E BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TAVIRA

Subscreva a nossa newsletter