Espaço dotado de equipamentos onde jovens criativos e empreendedores podem criar, investigar e experienciar. Procuramos que a criação dê lugar à partilha de conhecimentos e interesses.
Tendo beneficiado de financiamento comunitário do programa POCTEP, e tendo estado envolvido num projeto de cooperação abrangendo as regiões do Alentejo e Andaluzia, com outros 9 parceiros, dedicado às indústrias culturais e criativas, o Museu Zer0 teve oportunidade de reabilitar alguns dos seus espaços para os dedicar à aprendizagem, criação e produção artística, constituindo assim um dos 3 Centros Magalhães existentes em cada uma das regiões, este dedicado em exclusivo à arte digital.
Dando a conhecer a arte digital, procuramos não só sensibilizar toda a comunidade escolar e criativa para as artes e para a cultura, no seu papel de apoio à criação artística.
Nas suas instalações, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, o Museu Zer0 disponibiliza espaços e equipamentos dedicados ao tratamento de dados, imagens e sonoridades, bem como a realização de
apresentações, workshops e seminários, e ainda de formações em empreendedorismo, tutoria e curadoria artística, procurando estimular e facilitar novas aprendizagens e apostas profissionais por parte dos talentos captados.
Nas suas instalações, por via dos programas e projetos que conseguir captar, e tirando também tirando partido da existência de espaços para a estadia de artistas e criativos em residência, o Museu Zer0 promove a atração e fixação no interior da região Algarvia, de novos talentos, através de programas e projetos em rede.
O Museu Zer0 procurará a realizar de forma regular atividades formativas de novos talentos, projetos de criação artística, exposições e eventos, nas suas instalações, tendo em vista aqui criar um ecossistema de inovação e criação cultural em arte digital, no interior do Algarve, beneficiando de todo o seu ambiente paisagístico e natural, bem como de toda a sua riqueza humana e patrimonial.
Através de um relacionamento próximo com empresas algarvias da área das tecnologias da informação, e associações culturais, o Museu Zer0 tem desenvolvido contactos junto dessas entidades, bem como com os artistas e empreendedores para os apoiar no domínio das áreas criativas digitais, de modo a suscitar cruzamentos de oportunidades, tanto no uso das novas tecnologias na produção artística, como na criação de soluções de conteúdos e outros sub-projetos.
Discover Digital Art